18 de maio de 2011

"Oi, Millú "

"Não há nada que nos dê mais segurança emocional do que não “precisar” dos outros, e sim contar com os outros."
Conheci o Fillipe Teixeira Tinoco Rodrigues no ensino médio. Ele é o modelo de cueca mais bonito que já vi na vida - Hahahaha. E vai me matar ao ler isso!!! Digo sem medo nenhum de errar que nossa amizade não tem, nem cobra relação alguma com o tempo.Uma amizade iniciada na escola e também uma empatia,que sempre estimula confidências nunca feitas. Nunca vou me esquecer das vezes que contrabandeamos os livros da Sônia Lopes, das vezes que dividimos passatempo com a Isa Zampier nos intervalos (Saudade, amiga!), das vezes que ficávamos horas no barzinho da esquina fazendo um picolé durar uma aula de matemática. Das vezes que ficávamos falando sobre o futuro, sobre a vida, sobre medicina, sobre dinossauros- talvez. Uma vez recebi esse e-mail/ carta num momento difícil. Salvou "meu mundo"! É sempre bom ter alguém com quem partilhar, sabe? Você espera um ouvido... E acaba ganhando bem mais que isso. Queria dizer que isso aqui é muito, muito pessoal, mas que todos os dias eu abro meu e-mail para ver que o Fillipe é bem mais que um amigo, é obra de Deus pra tudo o que eu vivo aqui. Sei o médico maravilhoso que ele vai ser. O pai sem igual, e o marido sem defeito. É...QUASE sem defeito. Rs! Às vezes a gente fica procurando um motivo pra agradecer;louvar, mas na verdade motivo é o que não falta. Nunca achei palavras pra dizer o quando sou grata a Deus por ter você, amigo. Não sei se este aqui é o jeito certo, mas quero dizer que meus olhos ainda não viram uma pessoal igual a você. Não importa a distância, os meios... Sei que seremos amigos. Sempre!


"Querida Camilla,

Ter lido seu scrap me disparou a vontade de dizer umas coisas que fiquei pensando depois que a gente se encontrou. Diga-se de passagem, tivemos pouco tempo pra colocar tanta conversa em dia. Ainda sobra um resto de saudade. Acho que vai fazer parte desse amadurecimento/envelhecimento aprender que ter amigos, às vezes, vai ser viver com saudade.

Você é uma pessoa que me emociona muito. Sua maneira de encarar a vida é inspiradora. Sei como deve tá sendo difícil esse momento pelo qua você passa. Mesmo assim, você não deixa de espalhar seu sorriso, sua alegria, seu abraço e seu amor ao próximo. Você teve força até agora pra traçar uma trajetória árdua que, tenho certeza, vai terminar com seu objetivo alcançado. Não digo que você será, um dia, vitoriosa, pois é impossível não te enchergar como tal desde já. Você tem vencido cada dia como alguém que ama a Deus e tranparesse isso nas suas atitudes e conquista quem te cerca. Não dá pra olhar pra você de forma diferente.

É tão compreensível, que toda essa força que você tem uma hora se esconda. Daí, você se encontra frágil e com medo (como você disse), sempre pensando na mamãe em BH, na avó em Itaperuna e nos amigos espalhados por aí, mas que você gostaria que estivessem perto de você. Tem gente que já é derrubado por muito menos. A questão é que você deve lembrar que estão todos torcendo por você e dispostos a te amparar e suportar sempre que necessário. Vocé é muito querida. Tenho certeza disso. E principalmente, há um Deus em quem você pode descansar e repousar, enquanto Ele trabalha por ti. Um Deus de um tempo peculiar, difícil para nós humanos entendermos. Um tempo que não se conta em segundos, horas, meses ou anos, mas é perfeito, vem do alto e corre segundo o plano daquEle que quer nosso melhor. Todas as minhas palavras ou quealquer ombro amigo não chega perto do consolo e da paz vinda de Deus e disso nós sabemos. Deus te honrará e te foratlecerá. Então, vai ter muita gente feliz daqui a pouco, celebrando sua transformação em uma médica humana e comprometida com a vida.

No pouco que aprendi depois que decidi pela Medicina é que um médico não se faz só de tecnologias duras, do domínio de procedimentos e do saber como manusear aparelhos. Um médico se faz de sensibilidade, de um olhar atento ao outro, um olhar que não separa o corpo físico da mente ou do espírito, de inteligência para se relacionar com os humanos e sua infinita complexidade. Podem tentar ensinar muitas coisas nos bancos da universidade, mas pessoas como você já trazem muitos outros saberes acumulados e que são essenciais para se tornar um médico. Um médico deveria ter um senso de responsabilidade por aquele o qual se põe a cuidar; algo como alguém quando se depara com uma garotinha que não falava a dias, mas não desiste nas primeiras tentativas de tirar dela algumas palavras e sorriso, se aproxima de sua história e experiência e então cuida, cura... A necessidade de cuidar do outro é algo tão intrínseco àqueles em que disperta a vocação da Medicina. É isso que alimenta os nossos sonhos de um dia sermos um desses chamados de doutor por aí. Por isso eu te falo: pra mim é muito fácil ver alguém como você seguindo este longo e apaixonante caminho que é a Medicina.

Também aprendi coisas não tão legais. Na medicina, vamos nos deparar muitas vezes com disputas de egos e prepotênica pra todo lado. Digo isso pra que você seja mais uma vez forte para não se abalar por aqueles que não compreendem seu momento e seus sentimentos, aqueles que não retribuem carinho, que devolvem insensibilidade, que fazem da vida uma competição. Passe por tudo isso com sua leveza e alegria.

Você tem um sonho que ninguém vai tirar de você. Você tem um ideal que não vai se quebrar por nada. Você não quer o caminho mais fácil nem o de volta. Tenho a impressão que são assim os sonhos que se realizam.

Beijos,

Fillipe"

Fizóides, eu te amo! Obrigada.
ISA,SAUDADE SEMPRE! "Todos os dias o sol nasce para ver seu sorriso lindo, e eu sou dependente dele."

3 comentários:

  1. (é certo que fiquei um tanto enciumada) só quero comentar que nem com um diploma eu ou qualquer desses conseguiriam fazer isso que vocês dois fizeram tão espontâneamente

    ResponderExcluir
  2. Millu, só hoje eu fui ver isso. rs. ando meio atordoado descobrindo mais coisas boas e ruins sobre a Medicina. Meus olhos encheram d'água. Saudades. Prometi que ia ligar pra vocês duas, mas sou um amigo muito sem-vergonha. Amo vocês duas.

    ResponderExcluir

Vai dar o seu "pitaco?" =P