23 de maio de 2011

Risando

"Minha neta já está com um vocabulário de tribuno, mas às vezes precisa improvisar. No outro dia me contou que tinha visto uma coisa engraçada na rua e disse:
— Eu risei!
Não deixava de haver lógica no erro. Quem dá risada, risa.
Você pode até argumentar — se for um avô de fé — que rir e risar não são a mesma coisa. Nossa lexicografa precoce pode muito bem ter inaugurado um novo verbo, de grande utilidade na distinção entre dois tipos de reação. Pois não se ri e se risa das mesmas coisas.
Há o que é para rir e há o que é para risar. Rir pode ser um reflexo nervoso causado por alguém (o Kaddafi) ou a alguma coisa (a política brasileira), risar pode ser pura expressão de prazer.
Você ri com ironia, ri com desdém ou ri para não chorar, mas risa com gosto, risa do que lhe diverte ou agrada. As razões para rir se multiplicam, as razões para risar escasseiam. Mas espero que minha neta só encontre razões para risar na sua vida.
Motivos para rir de nervoso não faltam no Norte da Africa e no Oriente Médio, onde se está agora em compasso de espera, um termo militar (ou carnavalesco?) que significa “E agora?”. Marchar para que lado, depois que os ditadores foram derrubados ou estremecidos?
A melhor hipótese é que a revolta tenha sido mesmo modernizadora e não caia nas mãos do radicalismo islâmico. A pior hipótese é que tudo se radicalize, desde o uso do petróleo como arma política até o endurecimento contra Israel, com a contra radicalização de Israel. O que houve por lá foi uma revolução que ainda não se entendeu bem. Enquanto isto, segue o compasso de espera.
Entre os já derrubados e os estremecidos, Kadaffi é o que mais se aproxima da imagem clássica do déspota levantino criada pelo imaginário imperialista, metade sinistro e metade bufão. Sua vaidade e suas poses sintetizam, como caricatura, o tipo — mas no evidente prazer com que veste seus trajes militares e cerimoniais Kadaffi evoca outra figura estranha, o pseudo-árabe inglês T. E. Lawrence, que também gostava de se ver no espelho.
E Lawrence evoca todo aquele período em que o imperialismo europeu desenhava o mapa da região, inventava países e criava reis, e pensava ter estabelecido a paz para sempre."

(Luis Fernando Veríssimo)

Hoje você pode ter recebido uma notícia bem ruim e sua namorada pode ter terminado com você bem no dia em que seu time foi campeão. Pode estar de saco cheio por ver seu país do jeito que está e ficar puto da vida, porque SÓ AGORA apareceu na tela da sua televisão uma Amanda Gurgel fazendo de você um ser pensante e crítico- até tinha aparecido antes, mas é que só agora você ficou "puto da vida". Você sentiu uma dor danada no estômago ao saber do barco que afundou lá em Brasília, e que neste momento há várias famílias desesperadas. Você já não aguenta mais voltar do trabalho e encontrar aquelas crianças te chamando de tio(a), pedindo um trocado. É muita discrepância, né? Logo ali tem um apartamento de luxo e dentro dele existe uma outra que estuda na melhor escola da cidade. É, eu sei...
Você fica se perguntando todos os dias o que vai ser das pessoas de rua. E aí, "comofas"?
No frio que tem feito você não consegue dormir, porque sabe que em algum lugar, alguém não tem como se proteger. OU melhor, várias pessoas não têm. Está tudo errado!
Sei que hoje o dia pode ter começado meio torto. Logo pela manhã seu médico avisa sobre uma doença grave - 'Pô, mas ontem eu estava rindo pra cacete, doutor!'
Você pode estar cansado de ver tanto preconceito, assistir seus amigos falando tanta coisa que não sabem, não vivem... E cá entre nós? Lá no fundo, bem no fundo, sua vontade é de gritar: "Deixa o cara ser o que quiser, meu! Vive a sua vida. O direito é dele!"
Hoje você deve ter olhado sua carteira e ter visto só uma moeda de cinquenta centavos e extrato bancário. AAAH, não! Tem uma nota de dois reais bem dobradinha. Deve ter sentido uma saudade de doer. Sei lá... De casa, do seu amigo, da sua vó, da sua mãe, do seu cachorro. Saudade, ué! Hoje você pode ter acordado borocoxô, mas tem prova quarta. Vai estudar!
Não importa se você não tem motivo algum para "risar" agora. Estou pra te dizer que você só saberá a razão de um dia triste lá na frente. Resta pra você hoje, irmão, crescer! Hoje eu desejo que meus amigos tenham muitas razões para RISAR! Risar até o estômago doer. Até todos os músculos do rosto pedirem 'ARREGO, pelamordedeos!'
SE a desigualdade te incomoda, continue incomodado. Risa, você não é estático! E procura uma forma de manifestar-se.Se você tem um amor, dá uma risada, mas se você sofre por um, dê uma também. Vai passar. Se você tem um lugar pra voltar, dá uma risada. Se você tem amigos, matéria pra estudar, programação no fim de semana... Risa aí! Se você tem pra quem ligar, músicas pra ouvir e cantar, risa. Não existe só o lado ruim das coisas. Nunca existiu,nem vai existir. E vou repetir; só na frente, bem na frente você vai descobrir que não.
E se você cansou de ler pode risar, porque acabei. Hein, estou achando que risar é sua melhor opção hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai dar o seu "pitaco?" =P