28 de outubro de 2010

O brasileiro e a questão moral

O vestibular exige de mim o mundo de redações e a interação com vários escritores. Esse título é um tema da UFRJ. Lázaro Curvelo Chaves disse assim no seu texto "Ser Brasileiro":

Somos um povo "sui generis" em vários aspectos. Alguns ditados populares têm lá a sua razão de ser. Aqui há "leis que pegam" e as "leis que não pegam", depende de a quem se aplica. A rigidez da letra fria da lei se esbarra no "jeitinho brasileiro", no "favor", no quebra-galho. Sérgio Buarque de Hollanda aponta algumas características de nossa formação social no clássico " Raízes do Brasil". Somos um povo cordial, intimista. Em que outra nação conhecem-se as pessoas pelo apelido diminutivo, inclusive após o honorífico, como por exemplo: "Seu Luizinho", "Dona Candinha"... Até alguns santos merecem tratamento informal, como Santa Teresinha e o Menino Jesus por exemplo.


Tirei minha tese daqui. A questão da moral significa ter valores individuais. Temos por característica o complexo de inferioridade. Achamos que nossa cultura é assolada pela corrupção e pelo "jeitinho brasileiro" - De fato é, mas vale ressaltar que não somos os únicos errados. A falta de seriedade do brasileiro é conseqüência de uma alienação forçada.

Sou brasileira, amo ser brasileira e a moral, esta sim é característica única de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai dar o seu "pitaco?" =P